sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Golden Present

Quando você está numa peregrinação, depende totalmente de Deus. Você não depende de seus cartões de crédito, suas reservas de hotéis, seus táxis. De nada. Você apenas se entrega nas mãos de Deus. "Deus, eu estou vindo até Você completamente de mãos vazias. Pode fazer o que quiser comigo." Há uma grande vantagem nisso. Somente assim você percebe que Ele está com você a cada minuto. Você sente Deus como se sentisse sua própria respiração, o seu próprio batimento cardíaco. Mesmo uma pequena distração é suficiente para impedi-lo de experimentar essa presença.
O Santo Ramakrishna deu um exemplo muito bonito e simples disso. Quando você quer colocar a linha em uma agulha, tem que inserir todas as fibras ao mesmo tempo. Se mesmo uma pequena fibra sair fora, o fio não vai entrar. Todas as fibras deve estar bem torcidas e concentradas, então será fácil de colocar na agulha.
Portanto, mesmo se uma pequena fibra se distrair, ficar separada de sua concentração, isso irá impedi-lo de entrar em Deus. É muito difícil conseguir este tipo de concentração. É por isso que você não vê muitos grandes sábios e santos por aí. Quantos estão dispostos a desistir de todas essas pequenas distrações por Deus?
___________________________________________________________________
Numa peregrinação, você aprende a depender de uma fonte maior. Você aprende que não pode depender de nada para sua segurança ou para viver em paz. Todas as outras coisas, embora estejam à sua volta, podem somente te ajudar até certo ponto. Elas são limitadas. A ajuda definitiva vem do Deus interior.
____________________________________________________________________
Deus conhece seu ponto fraco. Seu propósito não é parti-lo. Não, de jeito nenhum. Você simplesmente não conhece a sua própria força. Você pode pensar: "Cheguei ao meu limite. Não posso fazer mais nada." Se não pudesse fazer, Deus não estaria te colocando naquela situação. Deus o conhece melhor que você mesmo.
Infelizmente, Ele não pode te ajudar se você tem dúvida. Dúvida e Fé não andam juntas. Se você tem fé completa, nada é impossível. Nada. Este tipo de fé não irá crescer numa mente impura, egoísta; então, aprenda a ser generoso. Confie em Deus e diga:"O que quer que eu mereça, Deus vai me dar. O que quer que não mereça, Deus irá retirar. O que quer que eu precise, Deus irá manter comigo. No minuto que a necessidade acabar, Ele vai remover aquilo." Se temos este tipo de confiança total, nós iremos sempre manter a nossa paz.
____________________________________________________________________

Vamos falar um pouco sobre samadhi. No sentido yóguico, estamos falando sobre o estado transcendental de iluminação. Mas, na Índia, geralmente se você diz "Ele alcançou samadhi", significa que ele morreu e foi enterrado. Essa é a conotação normal para este termo. De uma certa forma, samadhi é como isso. Você está morto, mas ainda está vivo. Meu Mestre Sri Swami Sivanandaji costumava cantar essa canção: "Quando eu Vos verei? Quando "Eu" cessar de ser". Ele estava fazendo essa pergunta ao Senhor. "Senhor, quando posso ver Você? Sei que será quando "Eu" cessar de ser". Isso significa que se o ego ou o "Eu" morrer, você pode viver verdadeiramente.
Se o "Eu" egoísta te deixar, você estará livre do ego. Você está limpo, puro. Neste estágio você está preparado para ir ao paraíso, experimentar o mais alto conhecimento ou a mais alta verdade. É isto que chamamos de samadhi. Esta é a essência de todos os ensinamentos e práticas espirituais, não importa o rótulo. Alguém pode ser Católico, Protestante, Judeu, Hindu, Budista, Muçulmano, ou de qualquer religião. Mesmo que não tenha fé alguma ou não acredite em nenhuma religião organizada, não importa. Este não é o critério para atingir essa realização (espiritual). Tudoo que precisa atingir é ver que todo o egoísmo foi embora.
Onde o "Eu" reside? No ego. Onde o ego vive? Na mente. O ego, de uma certa forma, é a própria fonte da mente. Todas as expressões do ego: pensar, sentir, desejar, poderiam ser colocadas sob um único termo: "mente". Se a mente se torna completamente purificada, então o é mais um empecilho à sua experiência da Verdade. Quando está pura e limpa, a mente não irá colorir a aparência do puro Eu. Ela se torna um puro refletor para o Eu perceber sua própria natureza real. Esta é a essência da espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário