sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Golden Present

A Vontade Divina não tem qualquer traço de egoísmo. Ego significa egoísmo, "eu", "Eu estou fazendo isso por minha causa." Então, o que quer que faça por minha causa é egoísta e terá o seu próprio retorno. Temos que encarar isso. Mas sem o ego, nós diríamos: "Algum Poder Cósmico me faz trabalhar. O Deus em mim me motiva. Ele me enviou aqui e está me fazendo realizar tudo. Sou um instrumento. Ele me deu tudo e pode tomar tudo de volta. Nada me pertence. Nem mesmo o corpo pertence a mim".
Deveríamos praticar todas as nossas ações com este sentimento, livre de egoísmo. Essa é a Vontade Divina. Sua consciência lhe motiva, não o ego. A consciência sempre dirá: "É bom para todos." Nem mesmo reze: "Deixe-me ser feliz, ajude-me, torne-me bom." Sempre pense em termos do cosmos: "Sarveshaam swastir bhavatu." - "Que todos sejam felizes." Assim, continue martelando em sua mente: "Que seja feita a Tua vontade. É tudo por Jesus, tudo por Moisés, todos por Buddha, tudo para Deus." Use qualquer nome, não importa. "Tudo para o Ashram. Tudo para a Consciência Cósmica. Nada para mim. Nem mesmo estou me alimentando por minha causa. Estou comendo porque tenho que servir." Esse deve ser o pensamento por trás de cada ato nosso. No instante em que você começar a viver dessa maneira, sua vida será totalmente, totalmente diferente. Você irá desfrutar da alegria suprema. Você não vai ser afetado por essas coisas insignificantes.
Devemos sempre rugir como leões: "Eu sou o que sou! Sou sempre alegre, sempre tranquilo. Nada dessas coisas absurdas vai me afetar!" Temos que ter essa força e coragem. Mesmo se, durante uma semana, você representar temporariamente: "Eu sou um super yogi!", vai ver a diferença. Isso não é só para ser lido, ouvido ou pregado aos outros. Deve ser vivido. E você pode viver essa vida. Não diga: "Ah, isso só serve para os santos. Sou apenas uma pessoa comum." Você não é comum. Se fosse comum, você nem mesmo estaria aqui. Ninguém é comum aqui. Não. Mesmo um espinho tem um propósito. Ele foi colocado aqui por uma causa específica e é único em seu lugar. Nada pode ser substituído. Ninguém pode substituí-lo. Você é único em sua posição. Não tente se comparar aos outros. Todos vocês são importantes. Todos são necessários neste cosmos. Orgulhe-se da sua existência.
____________________________________________________________________
Pergunta: Você disse que Deus é neutro. Você também disse que Ele pode aprovar ou reprovar os nossos planos e intenções. Por favor, explique como ambos podem ser verdade.
Sri Gurudev: Quando eu disse que Deus é neutro, isso era verdade. E quando eu disse que Ele aprova e desaprova, isso também era verdade. Os raios do sol não ter qualquer cor, é verdade. Mas quando esses mesmos raios passam por um prisma, você vê todas as sete cores. Isso também não é verdadeiro? Então, você vê as coisas sob uma luz diferente, dependendo se está olhando a partir deste lado ou daquele lado do prisma. Qualquer um dos dois pode ser verdade, porque a verdade absoluta é totalmente diferente. A mente nunca pode compreender a verdade absoluta, porque a própria mente é limitada. Se a mente quiser entender algo, ela vai colorir aquilo de acordo com seu próprio estado. Assim, você pode enxergar Deus como alguém que está supervisionando tudo ou como alguém que está aprovando e desaprovando, conforme sua consciência.

Sua consciência é a parte de Deus que está dentro de você. Ele não aprova tudo o que você quer fazer. Deus não aprovaria também, tal qual a sua consciência o faz, mas Ele não vai te impedir se você ainda quiser fazer aquilo. Dessa forma, Ele é neutro. A luz do Sol está ali. Com essa luz, você pode ver uma grande vala na estrada. Se, depois de ver a vala, você fecha os olhos e anda, o Sol vai impedi-lo? Não. O Sol lhe mostrou a vala, mas não vai impedi-lo de cair. O que você faz com essa vala é problema seu. Dessa forma, Deus é neutro. Deus apenas apresenta os fatos e permite que você ouça ou não ouça. Então, você enfrenta o que quer que aconteça. No sentido absoluto, Deus não está fazendo nada. Mas isso só pode ser experimentado quando você transcende a mente e supera suas limitações. Até lá, nós apenas precisamos entender isso como a "minha vontade" e "a vontade de Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário