sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Golden Present

Pergunta: Como posso realmente saber sem qualquer dúvida que Deus está comigo a cada momento? Muitas vezes parece que estou sozinho e por conta própria.
Sri Gurudev: Deus está com você a cada segundo. Se não, você não iria nem mesmo estar vivo. Esta é a prova: para viver, você tem que respirar. Você está respirando conscientemente a cada minuto? Quem o está fazendo respirar? Aquele que quer que você viva. E é isso que chamamos de Deus. Sim. O próprio respirar não está em suas mãos. Se você se esquecer de respirar, Deus vai fazer você respirar. Mesmo se você não quiser respirar, Deus vai forçá-lo a respirar. Você pode expirar e parar de respirar? Não. O ar é forçado de volta para dentro do corpo. Quem faz isso? Alguém está interessado em sua vida. Deus está em você, trabalhando através de seu corpo e mente a cada minuto. Não há nenhuma dúvida sobre isso. Acredite nisso e permita que a mão de Deus trabalhe através de você. Sua vida será melhor, mais fácil e mais feliz. Você nunca está sozinho. Deus está mais perto de você do que seu próprio coração.
____________________________________________________________________
Para um verdadeiro buscador espiritual, Deus é o único amigo. Todos os outros amigos são iguais. Não há, "Ela é próxima a mim" ou" Ele é meu melhor amigo." Buscadores espirituais não formam panelinhas. Isto tudo está na mente. Uma pessoa espiritual deve estar acima dessas discriminações.
O amigo mais próximo é o Um interior. O seu Deus ou o seu mantra. Se você ainda quer um amigo mais próximo, em forma humana, que seja o seu Professor. No mais, você está sozinho. Você pode ter outras amizades, mas cuidado com o resultado. Pergunte a si mesmo: "Estou recebendo o benefício de tornar-me mais enraizado na minha vida espiritual? Esta associação está me ajudando ou abalando? Está criando mais apego e confusão?" Nós sempre temos que pensar nesses termos. "Este é o meu caminho. Eu quero levar uma vida sem apego, uma vida útil." Assim, suas amizades não devem ser amizades pessoais. Sua amizade existe porque ele ou ela apareceu por aqui e vocês estão trabalhando em conjunto. Sim, amigos. Mas não amigos pessoais. Um renunciante não tem nada pessoal porque essa pessoa já se foi. No instante em que você colocar alguém ou algo como pessoal, o apego começa a vir e isso confunde a mente. Então a vida espiritual é assim, não ter nada como pessoal - seja você um monge ou um chefe de família.

Um chefe de família também pode viver assim; então ele é um renunciante em casa, é isso. Não há nenhuma relação pessoal, mas temos o dever. "A minha posição é esta: 'Sim, eu sou o marido, eu sou o pai desta casa. Tenho um dever a cumprir com a minha mulher, com meus filhos, de cuidar deles. Fora isso, eu amo a todos igualmente. Porque eu tenho um dever para com a família próxima, parece que estou mostrando mais amor a eles'." Mas isso não significa que você não está mostrando o seu amor aos outros. Não é a sua mudança de nome ou mudança de vestimenta que faz de você um renunciante. O estilo de vida e a atitude mental perante as coisas e pessoas são o que te faz um renunciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário