sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Golden Present

Sempre que sentir que você está tomando uma decisão, então ela é sua, não de Deus. Se ela simplesmente acontece e não é algo que você particularmente decidiu, então é a decisão de Deus.
Se você decidir fazer algo e falhar em realizar aquilo, então, o fracasso é também a decisão de Deus. Nós não conseguimos tudo o que decidimos tentar. É por isso que dizemos: "O homem propõe e Deus dispõe".
Às vezes, as pessoas parecem estar conseguindo o que querem. Provavelmente, essas coisas estão em concordância com Deus e é por isso que essas pessoas as estão alcançando. Mas, ainda assim, se uma pessoa pensa que fez alguma coisa e conseguiu aquilo, então ela está colocando seu ego aí.
Assim, o indivíduo deve decidir: "Estou planejando fora do meu próprio ego ou as coisas estão simplesmente acontecendo?" Se você simplesmente permitir que elas aconteçam ou se você sente que: "Deus me deu a idéia de planejar isso", ou se isso for atingido e você diz: "É o Seu plano, Ele fez uso de mim. Deixe que se alegre", então você não vai ficar muito entusiasmado com aquilo nem vai buscar dar glória a si mesmo. Quando não busca isso, não fica decepcionado. Você se sente feliz por ter sido um bom instrumento nas mãos do Senhor. Dessa forma, é mais seguro, porque, se não acontecer como você planejou, não vai ficar decepcionado. Você apenas percebe que "Provavelmente essa foi a vontade de Deus."
____________________________________________________________________
Pergunta: Você diz que todos nós somos atores. Se vemos alguém em dificuldades, devemos apenas dizer: "Isso é uma peça de teatro!" ou, pior ainda, "Que é seu karma"? Onde é que a compaixão e a responsabilidade entram? Onde é que entra a ação?
Sri Gurudev: Se você sentir que é um ator, não pode ser apenas algo teórico. Você tem que experimentar isso. Se tiver esse sentimento sincero, então você está totalmente nas mãos de Deus. Deus vai lhe dizer o que fazer com essa "estrela", seja seguir e ajudá-la, ou ignorá-la. Isso não é nem mesmo da sua conta. Você não pode dizer: "Tenho que ser compassivo", ou "Tenho que ignorá-lo. Tenho que decidir que é o seu karma." Você não está decidindo. Talvez seja o karma dele. Deus pode nem sequer mostrar essa pessoa a você. Você pode nem vê-la. Se você realmente sente que Deus está trabalhando através de você, e que é um ator, isso significa que não está fazendo nada para si mesmo. Você recebeu um roteiro; nem as palavras nem as ações são suas. Você foi convidado a fazer certas coisas e está apenas fazendo-as, com total obediência. Então deixe que Deus decida o que fazer. Ele irá lhe dizer como reagir. Caso contrário, é um pouco de Deus e um pouco de você.

Não é assim tão fácil de sentir, "Oh, sim, eu sou apenas um instrumento nas mãos de Deus." Sabemos a teoria disso, e isso é verdade, sem dúvida. Nós não fazemos nada, absolutamente nada. Isso é um fato evidente. Nenhum de nós está fazendo nada por nós mesmos. Está tudo sendo feito por uma vontade superior. É por causa da energia de Deus, a consciência de Deus trabalhando através de você, que você parece estar fazendo um monte de coisas. Há um provérbio bonito no Alcorão: "Sem a vontade de Deus, você não pode sequer amarrar seu cadarço"

Nenhum comentário:

Postar um comentário